Sensibilidade dentária

Em Artigos publicado a 10/05/2011 Deixe a sua opinião acerca deste artigo »

De vez em quando, todos nós sentimos os dentes um pouco sensíveis. Pode ser um certo tipo de comida que o provoca, ou a ingestão de líquidos muito quentes ou frios. A sensibilidade dentária pode ser originada por algo que requer um tratamento mais significativo, como um dente quebrado. O que é importante que saiba é que, para os dentistas, dentes sensíveis podem ter muitas causas diferentes para o ser. Assim identificar e tratar o problema é muitas vezes um processo diferente para cada paciente.

A sensibilidade dentária

Porque existem imensos factores que podem causar dentes sensíveis, esta é uma das razões mais comuns para visitar um dentista. Quando falamos de nossos dentes como sendo “sensíveis”, nós no fundo estamos a tentar descrever uma espécie de dor aguda e temporária que ocorre quando os dentes são expostos a um extremo em particular, seja ele quente ou frio. Para alguns pacientes, pode ser uma bebida gelada ou sorvete, que provoca a dor. Até mesmo um dia frio pode provocar essa dor nos dentes. Para outros pacientes, pode ser o outro extremo, o que provoca a dor: os quentes, como bebidas quentes e sopas. O que é certo é que ambos precisam ser evitados no caso de sentira essa mesma sensibilidade de forma frequente.

Claro que evitar o que serve de gatilho para se ter dentes sensíveis é uma forma de gerir a situação. Mas, isso pode tornar a vida muito difícil. Assim o que deve fazer é identificar e tratar a causa subjacente ao facto dos seus dentes serem sensíveis. Uma consulta com o dentista irá ajudar a iniciar este processo. Seu dentista vai querer saber quais os dentes estão causando a dor e que tipo de dor que você sente. É uma dor curta e aguda? Será que ela estende a sua mandíbula, face ou pescoço? Você em particular, sente dor na parte da manhã ou depois de já ter comido um certo tipo de comida? Pode ser útil você pensar sobre como você poderia responder esses tipos de perguntas antes da consulta com o seu dentista.

Causas para a sensiblidade dentária

Seu dentista irá ser capaz de olhar para além dos sintomas da sua sensibilidade dentária e descobrir as causas subjacentes. Normalmente, os dentes sensíveis são o resultado do esmalte do dente com demasiado desgaste, pelo que a dentina é exposta, originando assim a dor. Pode haver uma série de razões pelas quais isso poderia acontecer. Se você tem doença periodontal e suas gengivas estão a retrair-se, deixando as raízes dos dentes expostas e podendo também este facto originar a sensibilidade dentária. Tal acontece porque as raízes não tem esmalte para protegê-las, então há uma área sensível, que responde com dor ao calor ou ao frio.

Em alguns pacientes, a sensibilidade dentária aparece por causa de danos causados ​​no esmalte do dente porque os pacientes rangem os dentes durante o sono. Esta é uma condição conhecida como bruxismo. Se você faz ranger os dentes durante a noite, pode perceber se o faz poruqe lhe irá doer o maxilar e os seus dentes estão muito sensíveis quando você acorda de manhã.

Outra das causas da sensibilidade dentária pode ser um dente quebrado, que naturalmente pela exposição da dentina também pode ficar sensível. por estranho que pareça, a dentina também pode ser exposta simplesmente por escovar os dentes muito vigorosamente. Escovar os dentes com escovas demasiado duras e com força extremamente vigorosa, pode também danificar a gengiva e fazê-la recuar, mais uma vez, expondo a raiz do dente e provocando a sensibilidade dentária.

Sensibilidade dentária: o que fazer

Muitas pessoas com dentes sensíveis irá ter de mudar para uma pasta dentífrica especificamente formulada para reduzir a sensibilidade. Isso pode ajudar, se os dentes sensíveis são apenas uma reação a alimentos e bebidas quentes e frias. No entanto, não irá fazer muita diferença se o seu dente é sensível porque está rachado, danificado ou porque as gengivas têm recuado. É por isso que é extremamente importante consultar o seu dentista.

Por exemplo, se a sensibilidade nos dentes é causada pelo ranger de dentes, ou seja porque você sofre de bruxismo, o dentista pode recomendar que você usar um protetor bucal durante o sono. Alternativamente, se o dente está rachado, o dentista procederá à sua recuperação. Ou até se a sensibilidade dentária é originada por uma escovagem incorrecta, o seu dentista será capaz de demonstrar como escová-los corretamente e também pode recomendar um tipo diferente de escova de dentes.

Finalmente, é importante também que você discuta em detalhes todos os tratamentos de dentes que tem feito. A razão de ser é simples, por vezes, os tratamentos de branqueamento dentário podem causar sensibilidade dentária. Se você teve recentemente os seus dentes clareados, o dentista deve recomendar um gel dessensibilizante ou remineralizante que irá ajudar os seus dentes na recuperação após este tratamento.

Para terminar, esperamos ter sido bem explícitos em relação à sensibilidade dentária. Agora resta-lhe procurar uma clinica dentária na sua região e pedir aa ajuda de um dentista para diagnosticar a origem dessa dor tão incómoda.

Qual a sua opinião acerca deste artigo?