Dor de dentes

Em Artigos publicado a 22/07/2011 Deixe a sua opinião acerca deste artigo »

A dor de dentes pode tornar temporariamente a sua vida numa miséria. Se é uma dor de dentes latejante constante ou uma espécie de “facada” súbita quando come ou bebe, essa dor geralmente indica que um dos nossos dentes não é tão saudável como deveria ser. A visita ao dentista torna-se entao imperiosa. Muitas pessoas tentam atrasar essa visita ao dentista pelo maior tempo possível. Mas isto é um erro e uma forma negligente de eliminar a dor de dentes, pois a grande maioria não passa se apenas a ignorar.

A dor de dentes

Os nossos dentes estão protegidos por uma superfície externa dura, chamada esmalte, e uma parede interna dura, chamada dentina. Essas defesas, apesar de difíceis de transpor, estão constantemente sob ataque. Elas estão sob ataque da placa bacteriana, que se acumula sobre os dentes e reage com alimentos açucarados para criar ácido. Este ácido corrói o esmalte e em seguida, actua sobre os nossos dentes, levando à sua deterioração.

A cárie dentária é a maior fonte de dor de dentes. Se a placa não for removida regularmente dos dentes, o ácido que produz faz com cavidades para formar nos dentes que crescem cada vez maior. Eventualmente, as cavidades atingir a polpa interior do dente que então se torna expostos e infectados.

Portanto, é importante que você visite o seu dentista regularmente por duas razões. Em primeiro lugar, o seu dentista pode garantir que a placa não está se acumulando sobre os dentes. Em segundo lugar, o seu dentista pode detectar cáries precocemente e eliminá-las antes que se tornem um problema sério.

Prevenir a dor de dentes

Tal como acontece com a maioria dos outros problemas dentários, se você ignorar algo, isso não fará com que desapareça. Uma pequena cavidade cresce e pode tornar-se numa grande cavidade. A partir daqui, a polpa que contém nervos e vasos sanguíneos e que mantêm vivo o dente é infectada. Se esta infecção não for tratada, pode formar um abcesso que faz com que a gengiva e a bochecha inchem.

O que você pode tentar fazer para evitar dor de dente? O seu primeiro passo deve ser tentar impedir acumulação de placa bacteriana nos dentes. A melhor maneira de remover a placa bacteriana é com a escovagem regular dos seus dentes. Deve escovar os dentes duas vezes por dia. A maioria dos dentistas também recomendam que você use fio dentário regularmente. O uso do fio dentário ajuda a livrar-se dos restos de comida e outros que se acumulam entre os dentes onde sua escova pode não necessariamente chegar.

Em segundo lugar, você deve tentar evitar snacks e bebidas açucaradas. Estes são os tipos de alimentos que reagem com a placa sobre os dentes para criar o tal ácido. É este ácido que corrói o esmalte e provoca a cárie dentária. Portanto, evitando lanches e bebidas açucarados, você pode ajudar a evitar a formação de cáries dentárias.

As cáries dentárias levam muito tempo a desenvolver-se, portanto, você não vai necessariamente sentir qualquer dor vinda de uma pequena cavidade, fazendo com que a detecção de cáries dentárias ir ao dentista regularmente possa ser difícil. Apenas seu dentista pode perceber isso. Portanto, a cárie pode estar corroendo o seu dente por um longo tempo da dor de dentes chegar de repente e sem aviso. Depois de sentir dor de dentes, você deve fazer uma marcação de consulta para visitar seu dentista o mais rápido possível. Nesse meio tempo, pode usar analgésicos comuns que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela dor de dentes.

Tratamento da dor de dentes

A maioria dos casos de cárie dentária e dor de dentes pode ser detectada a tempo e corrigidas com uma restauração simples. O seu dentista irá identificar o buraco no dente que está causando a dor, eliminar a cárie e preencher o buraco com um material resistente e durável.

Em algumas ocasiões, se a placa tiver devorado uma proporção significativa do dente, ele pode rachar-se, ou fraturar-se. Se isso acontecer e a estrutura do dente é afectada, uma restauração pode não ser possível. No entanto, seu dentista poderá ainda ser capaz de salvar o dente pela adaptação de uma coroa.

Conforme a deterioração progride, a dor de dentes torna-se ainda mais intensa e o tratamento necessário torna-se mais complexo e caro. Uma vez que a polpa é infectada e formado o abcesso, fazendo com que seja necessário o chamado tratamento de canal. Quando o dentista limpa a polpa infectada, a ligação aos sistemas sanguíneo e nervoso do dente serão perdidos. O dente, portanto, está essencialmente morto.

Notas finais

Para finalizar, a dor de dentes é no fundo um sinal de alerta do nosso corpo, que significa que há algo connosco. Isso na realidade é a mais primária forma de alertar que o nosso cérebro desenvolveu no caso de necessitarmos de alguma intervenção em termos de saúde. Como você pode ver, é importante que você não espere até ter dor de dentes antes de visitar seu dentista. A melhor abordagem para cuidar de seus dentes é ser proativo; visitar seu dentista regularmente e manter os dentes em boa condição. Se você cuidar de seus dentes da maneira correta, a cárie dentária não deve ser um problema que o afecte e muito menos a dor de dentes.

Agora que já sabe o que é, e como fazer perante uma dor de dentes, escolha uma clínica dentária e elimine-a de vez: a sua saúde dentária agradece.

Qual a sua opinião acerca deste artigo?